quinta-feira, 3 de junho de 2010

Transporte: Routemasters e Black Cabs


Routemaster

O Routemaster (nome dado ao autocarro inglês de dois andares) foi especialmente desenhado a pensar nas ruas de Londres após a Segunda Guerra Mundial. Na altura, a cidade tinha uma rede de eléctricos e "troleys" que começavam a causar sérios problemas ao tráfico automóvel.

Era necessário um novo meio de transporte moderno e prático: o Routemaster. O primeiro entrou em circulação em 1954 e foi desenhado para durar 17 anos.

Uma das particularidades destes veículos é a existência de um compartimento separado para o condutor, enquanto na entrada do autocarro está o "pica-bilhetes". Foi essa mesma característica que, no final dos anos 60, levou à decisão de parar a produção destas viaturas, passando a cidade a comprar autocarros modernos que apenas necessitam de condutor.
Não foi difícil concluir que os novos veículos eram mais lentos e, na mais movimentada cidade europeia, era essencial que os transportes fossem rápidos.
Esse foi o principal motivo para manter os Routemasters em funções até dezembro de 2005 (altura em que foi tirado de serviço). No entanto, para os fãs dos icónicos autocarros, ainda existem alguns Routemasters em londres a passar por rotas turísticas.


Black Cabs

Os Black Cabs derivam das carruagens de aluguer, que foram regulamentadas pelo governo Inglês, em meados do século XVII. No século XX estas carruagens foram substituídas por automóveis, tendo a última delas saído de actividade em 1947.
Mas a verdade é que os Taxis Pretos britânicos ainda hoje mantém um formato extremamente retro, com a cabine muito alta. Este aspecto invulgar deve-se ao facto de o carro ter altura suficiente para que o passageiro não precisasse de tirar o seu chapéu.

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