quinta-feira, 3 de junho de 2010

Museu Madame Tussaud


Marie Grosholtz nasceu em 1761, em Strasbourg, França. Vivia com a mãe em Berna, que trabalhava como governanta na casa de um médico, Philipe Curtius, que fazia esculturas em cera de algumas partes do corpo humano.
Quando o médico se mudou para Paris, levou Marie e a mãe consigo. Curtius ensinou Marie a modelar a cera. Marie aprendeu rapidamente as técnicas ensinadas pelo médico, e começou a moldar algumas figuras famosas da época.
Em 1794, Curtius morreu, deixando-lhe a sua colecção de cera.
Em 1795, Marie casou-se com François Tussaud, e tiveram três filhos (uma faleceu prematuramente).
Marie decidiu deixar a França e viajou pelas Ilhas Britânicas onde passou mais de 33 anos a mostrar as suas esculturas. As viagens terminaram em 1835 quando finalmente a colecção de Marie Tussaud se estabeleceu em Londres, próximo ao local onde hoje se encontra o Museu Madame Tussauds.
Morreu em Abril de 1850, e os seus filhos expandiram a exposição das figuras de cera.
Em 1884 a colecção fixou-se em Marylebone Road. Os bonecos de cera foram distribuídos em várias salas, sendo uma chamada Câmara dos Horrores e reservada a vilões e assassinos famosos. Até mesmo a lâmina da guilhotina que havia cortado a cabeça de Maria Antonieta fazia parte da exposição.
Em 1925, um incêndio fez com que algumas figuras derretessem e com que alguns objectos da era napoleónica ficassem destruídas.
Em 1928 o interior do museu foi reconstruído. Porém, com a Segunda Guerra Mundial e os ataques a Londres, nem o famoso museu foi poupado. Em 8 de Setembro de 1940, em um bombardeio, a estrutura do museu foi abalada, fazendo com que cerca de 352 modelos de cera ficassem danificados. Posteriormente, em 1958 o Madame Tussaud's abriu o London Planetarium, e novas reformas iniciaram-se a fim de se renovar a fachada. Em 1993, a última inovação foi apresentada ao público: The Spirit of London, uma exposição que leva os visitantes através da história da cidade, dos tempos de Shakespeare aos dias de hoje. Uma história da qual o próprio museu faz parte.
Actualmente, apesar de a sede principal do Madame Tussauds ser em Londres, o museu tem ainda 8 filiais em Nova Iorque, Washington D.C., Las Vegas, Hollywood, Berlim, Amsterdão, Hong Kong e Shanghai.

Sem comentários:

Enviar um comentário